sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Missa De Ação De Graças Celebra 30 Anos Do Sacerdócio De Padre José Augusto Em Icó




Igreja de Nossa Senhora da Expectação. Após 30 anos da primeira missa celebrada, o Pároco José Augusto do Nascimento retorna à sua origem para ser homenageado pela Igreja icoense por três décadas de homilias e trabalhos no município de Icó. O evento acontece às 18h30.

Durante os 30 anos de vida religiosa dedicada ao vicariato, mais do que uma figura irreverente para uns ou ácida para outros, todos concordam que sua forma de celebrar o tornou folclórico nas décadas que se seguiram.

Apesar do isolamento dado por parte da Igreja de Icó nos últimos tempos, o pároco não perdeu seus ouvintes cativos e suas "polêmicas", com pensamentos políticos sobre a situação de parte da população do Icó que ainda não tem boas condições de vida. Ousou e mudou a cara da Igreja. Atualmente ainda celebra na centenária Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Monte.

O SÍTIO PARA O POVO 
- Nascido há cerca de 75 anos na localidade de Cruzeirinho, em Icó, José Augusto inicialmente seguiu a vida de agricultor, juntamente com sua família. Vaqueiro que se tornou, a lida diária com o rebanho era uma lida que o prepararia para o futuro.

Após afirmar ter sido chamado por Jesus de Nazaré, foi para o Seminário, estudou durante anos no Estado da Bahia, para se tornar Padre. O vaqueiro José retornou ao Icó Padre José Augusto e com seu pensamento buscava seguir o caminho de seus antecessores que marcaram a Paróquia de Icó, antes apenas uma, a de Nossa Senhora da Expectação, como Padre Hermes Monteiro, Padre Vieira e Padre Macedo.

Apesar de destacado sermão e centenas de casamentos e batizados realizados em Icó e outros locais, "José Augusto dos Pobres", como se autointitulou, iniciou a luta pela necessária construção de uma Cadeia Pública em Icó, para melhor acomodar os detentos, que ainda estavam em um prédio sem estrutura.

Anos depois, o Governo do Estado ouviu os reclames e construiu o prédio. Conseguiu ainda concluir a construção da Igreja São José, popularmente chamada de "Igreja Nova", maior templo católico do Município.

Postado porYuri Guede

Nenhum comentário: